quinta-feira, 22 de julho de 2010

O que são os "cristais SWAROVSKI"?


Olá, muito boa noite a todas(os)!
Como há muita gente que já tem ouvido falar nos famosos cristais Swarovski mas não sabe bem aquilo que são, nem a sua origem, nem de que material são feitos, resolvi colocar aqui uma pequena apresentação deste material. Uma vez que é o material que mais uso na minha bijuteria, achei por bem que toda a gente que me visita, e que adquire as minhas peças, tenha acesso a essa informação, que considero ser bastante importante, até porque existem por aí muitas imitações deste material.

"Os Cristais Swarovski foram criados por um senhor Austríaco, Daniel Swarovski em 1892, que inventou uma máquina de corte automática capaz de lapidar vidros e pedras preciosas com precisão superior à do processo manual. Em 1895 abriu a primeira fábrica e desde então o sucesso nunca mais parou.
Até poucos anos atrás, a Swarovski estava ligada essencialmente a uma única linha de produto: as miniaturas de animais que tem hoje mais de 450.000 coleccionadores por todo o mundo. O ano de viragem foi em 1995 quando resolveram aproximar a marca à alta costura e onde grandes estilistas foram excepcionalmente convidados a visitar a fábrica (não são permitidas visitas a ninguém, até hoje a produção dos cristais permanece no segredo dos Deuses). Eles viram que estes cristais podiam enriquecer e tornar as suas colecções muito mais valiosas, e então foi feito um pacto, a Swarovski fornecia-lhes os cristais gratuitamente se estes no fim dos desfiles dissessem que as suas colecções eram confeccionadas com os ditos cristais. Não demorou muito tempo para estas pedras de cristal serem destinadas à industria da moda, da joelharia e iluminação, entre artigos de presente, de colecção e para decorar a casa. Finalizando, os cristais são fabricados em cristal puríssimo, garantindo transparência e brilho inigualáveis. Nenhum outro material capta a luz e a reflecte num arco-íris de efeito tão luminoso e intenso. Um dos segredos do Cristal Swarovski é a precisão no talhe, as facetas perfeitamente lapidadas garantem a máxima refracção da luz. E, no intuito de criar cristais que permitam a luz reflectir as cores do arco-íris, a empresa Swarovski recobre alguns dos seus cristais com metais químicos. Aurora Borealis, ou AB, é uma das mais populares coberturas que dá à superfície uma aparência multicolorida. Outras coberturas incluem Crystal Transmission, Volcano, Aurum e Dorado. As coberturas são aplicadas em 50% dos objetos, no entanto, algumas são cobertas duas vezes e, dessa forma, são designadas AB 2X, Dorado 2X etc."

Swarovski, é o cristal mais conhecido e muito imitado. Hoje em dia, qualquer peça pequena e brilhante é chamada de swarovski e em muitas bijuterias são utilizados materiais de imitação, que são plásticos e vidros com um formato muito idêntico ao do verdadeiro cristal Swarovski, o que me entristece porque quem não conhece este material compra como sendo o verdadeiro e é enganado, pagando muitas vezes o preço do verdadeiro pelo falso.
Por tudo isto, e muito mais, confecciono as minhas bijutarias com verdadeiros Cristais Swarovski, que lhe conferem qualidade e garantem um brilho único.

Existem os mais variados formatos de Cristais Swarovski: Tupis (os mais usados nos anéis), Corações, Discos, Lágrimas, Cubos, Bolas, Flores, Frenetes (Janelas), Pérolas SW, Strass, Rivolis...

Espero que esta informação vos seja útil e que vos esclareça.
Beijocas Criativas!

1 comentários:

Cris disse...

É sempre bom conhecer a história por trás dos cristais!

Eu como tb trabalho com eles, já conhecia a sua história, mas é sempre útil esta informação até para que as pessoas possam compreender melhor o seu valor!

ADORO CRISTAIS :)

Bjinhs